sábado, 5 de janeiro de 2013

Livros policiais que inspiraram L.A Noire, jogo de vídeo game para Xbox360.

Em 2011 a RockStar lançou o jogo de investigação e suspense policial chamado L.A.Noire. O jogo impressionou a crítica e os amantes de jogos deste estilo com seu cenário detalhado e seus gráficos de primeira linha, bem como sua atmosfera sombria de de suspense, mistério. Mas o que pouca gente sabe é que o jogo foi inspirado em diversos livros policiais famosos, tanto para a criação de seus personagens como para a ambientação de cenário.
Desde sempre, livros influenciam grandes histórias, para televisão, para filmes e agora, mais do que nunca, para videogames. Os produtores de videogame para as gerações atuais buscam beber de diversas fontes para que seus jogos ganhem cada vez mais uma atmosfera palpável e envolvente. Esta pequena lista de livros pode ajudar o jogador a entrar mais no clima do cenário e eles funcionam na melhor placa de vídeo que existe: a imaginação.
Aqui segue uma pequena lista, divulgada no site americano IGN e traduzida por mim, de romances policiais famosos por sua atmosfera de mistério e que podem influenciá-lo a apreciar o cenário em que L.A. Noire acontece. Confira.


HAMMETT, Dashiell. O Falcão Maltês.

Hammett é o único escritor desta lista, cujo trabalho não é centrado em LA, mas ele é muito reconhecido como o homem que popularizou a ficção policial. Seu livro mais conhecido, O Falcão Maltês, segue pelas ruas de San Francisco o detetive particular Sam Spade enquanto ele persegue um misterioso tesouro desaparecido, quebra-cabeças misteriosos, as motivações da mulher misteriosa, sedutora, e, possivelmente, má que o contratou são elementos que apimentam o enredo.









CHANDLER, Raymond. Farewell, My Lovely.

O personagem Sam Spade pavimentou o caminho, mas ninguém consegue chegar no nível do detetive Philip Marlowe quando se trata de um personagem secamente divertido e inteligente. Seus comentários irônicos leva o leitor à risada, mesmo quando a dura realidade da humanidade - sob a forma de identidades secretas e assassinatos - cheira-lhe na cara. Impossível de largar.










MOSLEY, Walter. O Diabo Veste Azul.


O gênero noir não é exatamente conhecido pela diversidade racial em seus personagens principais, mas Mosley quebrou este paradigma com O Diabo Veste Azul, que estrelou o protagonista afro-americano Easy Rawlins. Quando seu amigo Coretta aparece morto,  Easy torna-se suspeito do assassinato, e ele deve descobrir o que aconteceu para que a polícia o deixe em paz. A história, ambientada em 1948, é um olhar  interessante pelos Estados Unidos pré-Direitos Civis e as relações baseadas em preconceitos raciais que se desenvolviam e pautavam as leis daquele país. O Diabo Veste Azul é o primeiro dos 11 livros estrelados por Easy Rawlins, que até o final da série se tornou um detetive de pleno direito.





ELLROY, James. The Big Nowhere.


Todos os quatro livros de Ellroy sobre o universo de  LA (que também inclui The Black Dahlia, LA Confidential, e White Jazz) são incríveis, mas para mim The Big Nowhere é o melhor do grupo. Li o livro em inglês, mas acredito que já possua uma versão em português. A trama segue três homens de diferentes áreas de aplicação da lei enquanto perseguem um serial killer que mutila brutalmente suas vítimas, rastrear suspeitos comunistas, ao mesmo tempo que lidam com as sombra da cidade e com os possíveis infiltrados no Departamento de polícia de Los Angeles são alguns dos problemas que os personagens principais do livro devem encarar. Ellroy faz um trabalho incrível entrelaçamento eventos da vida real e personagens fictícios, incluindo o Red Scare de 1950, a Zoot Suit Riots de 1943, e notório gângster Mickey Cohen. Brutal, arrepiante, e envolvente é um dos grandes romances policiais já escritos.


CONNELLY, Michael. The Last Coyote.


O único livro com um cenário contemporâneo da lista, este livro foi o quarto romance policial de Los Angeles a estrelar  Harry Bosch, personagem que está em uma constante luta contra um sistema de politicagem e corrupção. Em The Last Coyote, Bosch está prestes a deixar a polícia de Los Angeles, e ele usa o tempo de inatividade para investigar o assassinato não solucionado de sua mãe, ocorrido há mais de três décadas. Cada um dos 14 livros em que aparece o personagem Harry Bosch é uma leitura emocionante, mas este ganhou um lugar no topo da pilha.












Quem tiver oportunidade de ler, procure qualquer um desta lista para apurar o apetite antes de jogar o game. Caso tenha outras sugestões de leitura Noir e policial, fique a vontade para indicar que procurarei ler para postar aqui.



Boa leitura.





Ass.: Soares Júnior.



        

Nenhum comentário:

Postar um comentário